EDIÇÃO 2011/2012

Saiba o que aconteceu na Edição 2011/2012


Para chegarmos aos 18 contemplados com o Troféu Cultura Negra no Carnaval 2011/2012,  realizamos uma minuciosa pesquisa de avaliação e acompanhamento dos desfiles das escolas de samba e blocos de enredo, com o intuito de definir as agremiações que apresentavam ênfase na cultura afro-brasileira. Nesse processo, contamos com a colaboração das Ligas das escolas de samba (LIESA, LIESGA, FBCERJ).






Sobre o Projeto da Edição 2011/2012


O  projeto foi promovido pelo COMDEDINE RIO - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON, sendo esta última instituição a produtora do evento.

Para eleger as 18 agremiações, foram realizadas minuciosas pesquisas de avaliação e acompanhamento dos desfiles das escolas de samba e blocos de enredo do carnaval 2012, com o intuito de definir as agremiações que apresentavam ênfase na cultura afro-brasileira. Ao todo foram pesquisadas 121 Escolas de Samba e Blocos de Enredo.

Os Mestres de Cerimônia


A cerimônia foi conduzida por Patrícia Costa e Marcelo Reis.  Patrícia é cantora, atriz e bailarina. Neta de Cláudio Bernardo da Costa, sócio-fundador da Portela e Rainha de Bateria no Carnaval Carioca. Na estrada do teatro musical brasileiro há 18 anos, uniu seu talento e versatilidade para criar um roteiro de clássicos do samba que revelam a essência da mulher brasileira. 
Marcelo Reis já foi Rei Momo da Cidade do Rio de Janeiro e Dom João na Chegada da família Real em 2008. Produtor versátil, verdadeira personificação do homem multimídia, atuando nos segmentos de teatro, jornal e rádio. Pós-graduado em Marketing foi diretor da Escola Técnica de Teatro Martins Pena, diretor e Vice-Presidente de Comunicação da GRES Estácio de Sá entre outros. Atualmente trabalha na Assessoria de Comunicação da Rede FAETEC.

Outras Participações


O evento de premiação contou com ilustres participações, a saber:

  • Performance de aberturaWilson Assis, coreógrafo e bailarino da Cia Rubens Barbot e Nenega Barbosa, passista da Mocidade.
  • Palestra: Helena Theodoro – Doutora em Filosofia e Mestre em Educação, autora dos livros Negro e Cultura no Brasil, Iansã - rainha dos ventos e tempestades, Mito e Espiritualidade: Mulheres Negras, Os ibéjis e o Carnaval.  - abordou o temaa importância de ressaltar a cultura afro-brasileira nos sambas de enredo”.
  • Participação Especial:Ruth Alves e Julinho, casal de Porta Bandeira e Mestre Sala, Estandartes de Ouro da Vila Isabel.
  • Show de encerramento:Weber Werneck e Banda- cantou composições clássicas de Cartola, Candeia, Paulinho da Viola entre outros.

 A Programação Apresentada


O evento contou com a seguinte programação:

  •        19:00 Abertura do Evento
  •        19:15 Degustação – Caldinhos  de Nilda  Monteiro, mix de snacks  e  batidinhas  de frutas  de Irapuã  Segal
  •     20:00 Performance de Abertura  com animação com a estatueta do troféu sambando, seguida com a entrada dos Bailarinos Wilson Assis Nenega  Barbosa*(coreógrafo da Cia Rubens Barbot e a passista da Mocidade Independente de Padre Miguel);
  •        20:05 Entrada dos Mestres de Cerimônia: Marcelo Reis  e Patrícia  Costa
  •     20:10 Abertura oficial com Sra. Dulce Vasconcellos do COMDEDINE e o Excelentíssimo Sr.Prefeito  Eduardo Paes, que em seguida entregou o troféu ao representante da Portela.
  •         20:15 Premiação das Escolas Mirins
  •      20:30 Apresentação Helena Theodoro – Tema: A importância de abordar o tema afro-brasileiro nos sambas de enredo;
  •        21:00 Premiação dos Blocos de Enredo
  •      21:30 Performance  com Porta Bandeira Ruth Alves  e Mestre Sala  Julinho – casal Estandarte de Ouro da Vila Isabel*
  •         21:45 Premiação Agremiações Grupos A e D
  •         22:00 Premiação Agremiações do Grupo Especial
  •         22:15 Encerramento do Cerimonial com Prefeitura, COMDEDINE e CADON
  •        22:30 a 23:00 Show  de encerramento do evento com Weber Werneck e Banda , com o melhor do samba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu contato.
Aguarde que em breve daremos retorno a sua mensagem.
Atenciosa
Equipe Troféu Cultura Negra no Carnaval