APRESENTAÇÃO

     O Troféu Cultura Negra no Carnaval é um evento promovido pelo COMDEDINE RIO - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON.

     
     O Troféu foi concebido em 1994 pelo Conselheiro Bernardes Filho, em parceria com o pesquisador Jacir Roberto Guimarães, com o objetivo de premiar, anualmente, as agremiações de samba, cujos enredos abordem às origens e as expressões históricas e culturais das comunidades  Afro-brasileiras.

       
        A estatueta do prêmio foi idealizada por Bernardes Filho e Jaci Guimarães,  pesquisadores do COMDEDINE, e criada pelo Artista Plástico Cláudio Barros.
O troféu é a representação de  um corpo humano que desenvolve passos de samba enquanto toca um tamborim – instrumento de pequeno porte, mas de grandes possibilidades-, demonstrando a versatilidade, o dinamismo e o poder de comunicação do homem negro, através da junção harmônica da arte plástica e a rítmica.